Notícias 16/1/2018 16:48:55 » Por Leonardo Lelis (MTB 56291) Atualizado em 17/1/2018 9:45h

SindBeneficente e trabalhadoras da educação de São Vicente protestam por pagamento de verbas rescisórias

Sindicato está lutando por funcionárias que foram dispensadas no final de 2017. Após manifestação, Prefeitura se comprometeu a apresentar proposta de pagamento

Sindicato e trabalhadoras cobraram da Prefeitura repasse das verbas rescisórias

O SindBeneficente e trabalhadoras e trabalhadores das creches e Associações de Pais e Mestres (APMs) de São Vicente/SP, fizeram uma manifestação na porta da Prefeitura, na manhã desta segunda-feira (15/01), para cobrar o pagamento de verbas rescisórias.

Após a administração pública cancelar os convênios que mantinha com as entidades da educação, todos os funcionários foram demitidos e cumpriram aviso prévio, mas até agora estão sem receber o dinheiro da rescisão trabalhista, cujo prazo final de pagamento era sexta-feira (12/01).

O presidente do SindBeneficente, Rogério Gomes, e um grupo de trabalhadoras se reuniram com o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa (PMDB), e os secretários de Governo, Jefferson Teixeira; da Fazenda, Mirian Cajazeira; e da Educação, Eugênia Leal; para reivindicar os pagamentos.

Após a reunião, o prefeito se comprometeu a repassar, até sexta-feira (19/01), o recurso para a rescisão dos trabalhadores de 8 entidades: EMEF Armindo Ramos; EMEI Carlos Caldeira; EMEIEF Duque de Caxias; EMEI Matteo Bei; EMEIEF Gilson Kool Monteiro; EMEF José Meirelles; EMEF Leonor Guimarães; EMEI Maria Guilhermina.

Para os trabalhadores da EMEF União Cívica Feminina, EMEIEF Saulo Tarso Marques, e EMEF República de Portugal, o repasse da verba foi feito ainda no dia 15/01.

A Prefeitura se comprometeu ainda a enviar por escrito ao sindicato, até esta quarta-feira (16/01), a proposta para quitar a rescisão dos trabalhadores das demais entidades. Conforme dito pelo prefeito Pedro Gouvêa na reunião, a Prefeitura quer dividir o pagamento em 6 parcelas mensais, até junho de 2018.

O presidente Rogério Gomes esclareceu que, quando o sindicato receber oficialmente a proposta, ela será apresentada aos trabalhadores de cada entidade para que decidam, em assembleias individuais, se a aceitam ou a recusam.

Gomes alertou também os trabalhadores para que não assinem, de forma nenhuma, a rescisão do contrato de trabalho sem antes fazerem a homologação no SindBeneficente, uma vez que os cálculos feitos pela contabilidade devem conferidos pelo sindicato para garantir o pagamento correto de todos os direitos aos empregados.

Ao final da reunião, o prefeito Pedro Gouvêa prometeu ainda criar uma equipe de trabalho, em conjunto com o SindBeneficente, para manter os trabalhadores informados do andamento do processo de rescisão, tendo em vista diminuir problemas de comunicação ou desinformação.

Trabalhadoras de escolas e creches foram dispensadas no final de 2017 e cumpriram aviso prévio até o início de 2018

Presidente do SindBeneficente Rogério Gomes e um grupo de trabalhadoras se reuniram com o prefeito Pedro Gouvêa

Presidente Rogério reivindicou proposta de pagamento das verbas rescisórias e alertou trabalhadoras sobre homologação

Assista à reportagem do Balanço Geral, da TV Record Litoral, sobre a manifestação: