Notícias 14/5/2021 11:24:51 » Por Atualizado em 14/5/2021 11:33h

Atenção - Assine seu holerite somente com a data correta do pagamento do salário

O recibo de pagamento é muito importante, pois serve como comprovante para a Justiça do Trabalho, caso seu patrão atrase o pagamento do seu salário

É muito importante que você, ao receber seu recibo de pagamento da empresa (holerite), coloque a data em que o salário entrou na sua conta bancária antes de assiná-lo.

Se você não possui conta no banco e recebe em dinheiro, coloque no holerite a data em que o salário for entregue para você em mãos, antes de assiná-lo.

Se o empregador colocar outra data no seu holerite, risque por cima e coloque a observação: “O pagamento do salário foi feito no dia (coloque a data)”.

O holerite é um documento que serve como comprovante para a Justiça do Trabalho, caso seu patrão atrase o pagamento do seu salário, pois para cada dia de atraso, você tem direito a receber uma indenização no valor de um dia de trabalho, de acordo com a Cláusula 6ª da Convenção Coletiva de Trabalho.

Regras para recebimento do holerite:

CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO: CLÁUSULA DE RECIBOS DE PAGAMENTO

Os empregadores fornecerão aos seus empregados recibo de pagamento contendo identificação do empregador, discriminação dos valores pagos, inclusive os adicionais de quaisquer naturezas, descontos efetuados e depósitosrelativos ao FGTS.

Parágrafo Único: A entrega do recibo de pagamento deverá ser feita no ato do pagamento dos salários.

CLT - CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHO

Art. 464 - O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado; em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo.

Parágrafo único. Terá força de recibo o comprovante de depósito em conta bancária, aberta para esse fim em nome de cada empregado, com o consentimento deste, em estabelecimento de crédito próximo ao local de trabalho.