Notícias 12/3/2021 13:4:19 » Por Atualizado em 13/3/2021 2:6h

Semana de mobilização do SindBeneficente e trabalhadores da UNISAU termina com vitória em São Vicente

Categoria obteve pagamento do salário de fevereiro e benefícios que estavam em atraso, nesta quinta-feira (11/03), após reuniões com Prefeitura e Câmara

03/03/2021: Trabalhadores da UNISAU ouvem orientação do presidente do SindBeneficente, Rogério Gomes, em ato na Prefeitura

De volta às ruas de São Vicente/SP, o SindBeneficente e os trabalhadores da UNISAU (União pela Beneficência Comunitária e Saúde), entidade do terceiro setor que presta serviços em unidades da educação do município, se reuniram na entrada da Prefeitura na quarta-feira (03/03) para reivindicar o repasse para o pagamento de Vale Transporte, Vale Refeição e Cesta Básica, que estão em atraso desde o retorno das atividades, no dia 17 de fevereiro. Devido à pandemia de covid-19 que assola o País, o ato foi realizado respeitando os protocolos sanitários, com uso de máscaras, álcool gel 70% e distanciamento.

A situação não está nada fácil para a categoria. Já com todos os problemas causados pelo coronavírus, os trabalhadores ainda são obrigados a suportar o jogo de empurra-empurra de responsabilidade entre a UNISAU e a Prefeitura. A entidade alega que não recebeu repasse do poder público para pagar os benefícios dos empregados, enquanto a Secretaria de Educação diz que está em dia com seus compromissos com a instituição.

03/03/2021: Trabalhadores não tiveram alternativa a não ser reivindicar seus direitos​

Esgotadas todas as muitas tentativas de resolver o impasse com a entidade no diálogo, o presidente do SindBeneficente, Rogério Gomes, convocou a categoria para comparecer ao Paço Municipal para tentar conversar com o prefeito Kayo Amado (PODE), com o objetivo de solucionar o problema da melhor e mais rápida forma possível.

Na ocasião, o presidente Rogério e duas representantes escolhidas pelos trabalhadores se reuniram com o chefe de Gabinete do prefeito, Mário Tito, onde ficou acertado que o sindicato encaminharia por meio de ofício as denúncias dos empregados com relação ao descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho e da legislação trabalhista pela UNISAU, para que sejam tomadas as providências cabíveis. O documento foi protocolado pelo SindBeneficente junto à Prefeitura ainda no dia 03/03.

03/03/2021: Presidente Rogério expõe reivindicações ao chefe de gabinete, Mário Tito

Além da falta de pagamento dos benefícios, o sindicato denunciou o descumprimento de diversas outras cláusulas, por parte da instituição, como o não pagamento de multa por atraso de salário; falta de fornecimento de holerites; falta de pagamento de multa por atraso do 13º salário; não fornecimento de máscaras; inadequação na estrutura das unidades do ensino; entre diversas outras.

Após a reunião, uma comissão foi formada entre sindicato e trabalhadores, tendo sido escolhidos dez representantes da categoria para intermediar as demandas junto à Prefeitura.

03/03/2021: Trabalhadores escolheram os integrantes da comissão de representantes

Novo encontro

Já na sexta-feira (05/03), o SindBeneficente e a comissão de trabalhadores voltaram a se reunir com representantes da Prefeitura para buscar a solução dos problemas, entre eles o pagamento do salário do mês de fevereiro, já que na mesma data também se chegou ao quinto dia útil de março, não havendo sinal da entidade de que o pagamento seria feito.

05/03/2021: Sindicato e comissão se reuniram com chefe de gabinete do prefeito​

Apesar de tudo, as conversas começaram a avançar com o aceite da proposta feita pelo presidente Rogério de reduzir a jornada de trabalho dos empregados para 4 horas diárias, uma vez que as aulas estão suspensas nas escolas em razão da pandemia, não havendo, dessa forma, necessidade de os funcionários trabalharem em tempo integral.

No mesmo dia, a Secretaria de Educação expediu um comunicado reduzindo temporariamente para 4 horas a jornada de trabalho dos empregados. Com isso, os funcionários ficam menos expostos ao risco de contaminação pela covid-19.

05/03/2021: Presidente Rogério propôs redução da jornada para 4 horas diárias​

Além disso, o sindicato obteve o compromisso da Prefeitura de que o repasse da verba pública seria feito ainda na sexta-feira, garantindo, dessa forma, que a entidade teria recursos para quitar os salários de fevereiro e os benefícios.

Salário na conta

Após uma semana de intensa mobilização, que incluiu o envio de uma notificação de greve pelo sindicato à UNISAU caso o pagamento não fosse feito dentro de 72 horas, finalmente a instituição quitou o salário de fevereiro e o Vale Transporte dos empregados, na quinta-feira, 11 de março. As cestas básicas também começaram ser distribuídas, com produtos de primeira linha.

Em nova reunião realizada também na quinta-feira, dessa vez na Câmara Municipal, com os vereadores Edinho Ferrugem (SD), Jefferson Cezarolli (PODE), Gustavo Palmieri (PSB) e Jaílton Jatobá (PODE), o presidente do SindBeneficente, Rogério Gomes, e a comissão de trabalhadores relataram os problemas ocorridos nos dias anteriores.

Diante do exposto pelo sindicato e pelos empregados, ficou decidido que a Câmara de Vereadores convidará a UNISAU para uma mesa de entendimento, a fim de evitar que a situação vivenciada pelos trabalhadores no início de março volte a ocorrer.

Confira mais fotos das mobilizações:

11/03/2021

11/03/2021: Rogério e comissão se reuniram com vereadores Edinho Ferrugem, Jefferson Cezarolli, Gustavo Palmieri e Jaílton Jatobá

05/03/2021

05/03/2021: SindBeneficente e trabalhadores buscaram diálogo com a Prefeitura para resolver os problemas nas unidades de ensino​

03/03/2021

11/03/2021: Prefeitura de São Vicente foi o local do ato dos profissionais do 3º setor, cansados de terem seus direitos desrespeitados